O PlayStation foi desbloqueado mais uma vez por um trio de hackers conhecido como pOOBs, que lançou o console desbloqueado com firmware versão 9.00 esta semana. O jailbreaking permite o uso de sistemas operacionais não oficiais, software e jogos personalizados e outras tarefas alternativas, com um exploit que os especialistas dizem ser possível no PS5, faz com que a Sony se preocupe com um feito ainda maior.
De acordo com o trio de especialistas SpectreDev, ChendoChap e Znullptr, a chave para o desbloqueio está na manipulação do kernel, que é essencialmente o kernel do sistema operacional responsável por todas as suas operações.
A partir de um bug no sistema de arquivos do PlayStation, os hackers foram capazes de usar drives USB para desbloquear, executar firmware personalizado no console e até mesmo um aplicativo que permite a instalação de software personalizado. A equipe afirma que o processo de destrava do console funciona em qualquer modelo do Playstation 4, incluindo a versão conhecida como PS FAT, até os mais novos como a versão Slim e PRO.
O compartilhamento do sistema entre consoles da velha e da nova geração é o que desbloqueia o PS5 usando os mesmos métodos. No entanto, as autoridades disseram que ainda não testaram essa capacidade porque não têm um console de última geração. Claro, eles liberaram o exploit para que outros usuários pudessem fazer o processo em suas próprias plataformas e, claro, o fizeram por sua própria conta e risco.
Destrava do Playstation 4 foi Compartilhada
Na revelação da descoberta, publicada no final da semana passada, o trio também agradeceu aos especialistas Sleirsgoevy, responsável pelo webkit habilitado para jailbreak, e TheFLow, conhecido por sua cena de modding PS e sofrimento. Responsáveis por encontrar bugs que possibilitam o jailbreak . O desbloqueio também foi demonstrado no Twitter, onde SpectreDev exibiu o menu principal do PS com opções para personalizar e executar o software jailbreak.
Essa não foi a única vez que o PS foi destravado, mas a nova descoberta está chamando a atenção devido ao seu uso em versões mais recentes do firmware. O System Edition 9.00 foi lançado em setembro e atualizado novamente em dezembro, com o jailbreak funcionando em todas as versões anteriores; Os exploits relatados anteriormente exigiam o uso de plataformas e consoles mais antigos de anos atrás, enquanto, neste caso, a ideia é que isso seja possível em qualquer dispositivo novo ou com bugs, a qualquer momento por pelo menos duas semanas.
Quando se trata de jailbreaking, principalmente no Brasil, as pessoas pensam imediatamente em hackear. E embora métodos de desbloqueio como o apresentado agora realmente permitam que você execute softwares erráticos, esse não é o único propósito de um trabalho como este. Como sempre na cena de edição do console, os desenvolvedores são responsáveis pela apresentação das ferramentas e cabe a cada usuário usar como quiser.
Não é, se esse mercado de criptografia não existir. Desde pelo menos 2015, lojas incluindo o Brasil oferecem um serviço para “desbloquear” o PS, que envolve carregar o disco rígido do dispositivo com jogos, enquanto os dados do sistema são “copiados” de um console legítimo. Assim como as formas de desbloqueio requerem firmware antigo, esta é uma alternativa incômoda e limitada, mas está começando a mudar.
A Sony, neste momento, não se pronunciou sobre o assunto. O projeto do trio de desenvolvedores ainda está ativo na plataforma GitHub e é continuamente desenvolvido por eles e outros especialistas da área de edição.