6 de novembro de 2024

Operação da PF Investiga Bancos BS2 e Rendimento em Esquema de R$7,5 Bi

By Thamires ago28,2024
Operação da Polícia Federal
Operação da Polícia Federal

A Operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira, investiga os bancos BS2 e Rendimento por envolvimento em um esquema de movimentação de 7,5 bilhões de reais em contas clandestinas. Segundo fontes, os bancos serviram como “hospedeiros” para contas abertas por fintechs não autorizadas, como T10bank e I9 pay (InoveBanco). Além disso, esses bancos permitiram que as fintechs realizassem operações financeiras de forma oculta.

Detalhes da Operação da Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal, a operação, denominada Concierge, visa desarticular uma organização criminosa que utilizava contas ocultas para transações financeiras ilegais. Essas contas, criadas através das fintechs, eram “invisíveis” ao sistema financeiro e blindadas contra ordens de bloqueio e rastreamento.

Além disso, as contas serviram para atividades ilícitas, como operações de facções criminosas e empresas com dívidas tributárias. A PF revelou que esses serviços foram oferecidos de forma oculta, sem conexão entre remetentes e destinatários, e sem notificação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Reação dos Bancos e Fintechs

Os bancos BS2 e Rendimento afirmaram que estão colaborando com as investigações. O BS2 declarou estar fornecendo informações à Polícia Federal e à Receita Federal, reiterando conformidade com as regulamentações. Por outro lado, o Rendimento informou que não presta mais serviços para o T10bank e cumpre todas as regulamentações do Banco Central.

A fintech Inove, por sua vez, negou qualquer envolvimento e se mostrou disposta a colaborar com as investigações. Ainda assim, a T10bank não se manifestou sobre as acusações.

Medidas Judiciais e Consequências

A Justiça Federal em Campinas emitiu 10 mandados de prisão preventiva, sete mandados temporários e 60 mandados de busca e apreensão. Além disso, 194 empresas usadas para dissimular operações foram suspensas, e 850 milhões de reais em contas relacionadas ao esquema foram bloqueados.

A Operação da Polícia Federal revela um esquema complexo, que envolve a movimentação ilegal de grandes quantias através de bancos e fintechs não autorizadas. Com isso, as autoridades buscam desmantelar a organização criminosa e, além disso, garantir que os responsáveis enfrentem as penalidades apropriadas.


Para mais informações sobre operações financeiras e regulamentações bancárias, confira nosso artigo sobre “Como o Banco Central Regula as Finanças no Brasil”.