A Reuters não verificou as reportagens do jornal e não pode garantir sua precisão. Os novos itens são marcados com (*).
Para uma lista completa de eventos diários na Itália, clique em .
POLÍTICA
- A Itália nomeou na terça-feira um comissário especial para combater a disseminação do caranguejo-azul, uma espécie agressiva que está atacando mariscos locais e ameaçando uma parte lucrativa da produção nacional de alimentos.
- A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse que levar sua filha de sete anos em uma visita oficial à China deu um bom exemplo que deve ajudar a promover os direitos das mães trabalhadoras.
ECONOMIA
- O Banco da Itália divulga dados de julho sobre os passivos do Target 2 e o financiamento do banco central europeu aos bancos italianos.
DÍVIDA
- O Tesouro italiano planeja vender 7,5 bilhões de euros em notas BOT em um leilão em 9 de agosto.
EMPRESAS
- (*) BPER BPE: O banco italiano melhorou na quarta-feira sua orientação de margem de juros para o ano, apesar da queda nas taxas de juros, após relatar um ligeiro aumento no lucro líquido do primeiro semestre. O lucro líquido da BPER totalizou 724,2 milhões de euros (US$ 790,03 milhões) para os seis meses até 30 de junho, um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior. Teleconferência às 08:00 GMT.
- FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS/STELLANTIS STLAM: Negociações entre o governo italiano e o Dongfeng Motor Group da China sobre a construção de uma fábrica de automóveis na Itália estão em estágio avançado, disseram fontes italianas próximas ao assunto na terça-feira. (*) O governo da Itália planeja dar, a partir de 2025, incentivos públicos para a compra de carros apenas para aqueles com 40% de seus componentes produzidos na Europa, noticiaram alguns jornais na quarta-feira.
- BANCO BPM BAMI: O terceiro maior banco da Itália aumentou seus lucros na terça-feira e orientação de remuneração aos acionistas para o ano, após se juntar aos pares na divulgação de lucros maiores do que o esperado no segundo trimestre.
- BANCA MONTE DEI PASCHI DI SIENA BMPS: O banco estatal italiano Monte dei Paschi di Siena elevou na terça-feira sua previsão de lucro e meta de pagamento de dividendos até 2028, depois que os lucros do segundo trimestre ficaram bem acima das expectativas. (*) O Citigroup informou na terça-feira que elevou a recomendação do banco de “Neutro” para “Compra”.
- BANCA POP SONDRIO BPSO: O presidente executivo do banco regional italiano Popolare di Sondrio, Mario Alberto Pedranzini, disse na terça-feira que espera que o governo não introduza nenhum novo imposto sobre os lucros bancários.
- SNAM SRG: A Itália não usará poderes especiais projetados para proteger ativos considerados estratégicos para o país em relação à aquisição da Adriatic LNG pela VTTI, apoiada pela Vitol, o maior terminal de gás liquefeito da Itália, disseram duas fontes com conhecimento do assunto. No início deste ano, a ExxonMobil e a QatarEnergy concordaram em vender suas participações no terminal de GNL do Adriático, com a VTTI ficando com uma participação de 70% e a operadora da rede de gás italiana com os 30% restantes.
- POSTE ITALIANO PST: Os correios italianos iniciam na quarta-feira uma segunda parcela do seu programa de recompra de ações, com um desembolso total de até 41 milhões de euros, informou a empresa na terça-feira.
- (*) MODA: O presidente da Câmara Nacional da Moda da Itália, Carlo Capasa, que está solicitando apoio do governo para pequenas e médias empresas, disse que a receita do setor caiu 5% nos primeiros seis meses de 2024, informou o jornal Corriere della Sera na quarta-feira. O ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso, anunciou na terça-feira uma possível “moratória” em empréstimos para empresas em dificuldades no setor de moda.
- GRUPO INTERPUMP IP: Reuniões do conselho sobre os resultados do primeiro semestre.
- DOVALUE DOV: Reuniões do conselho sobre os resultados do primeiro semestre.