As ações globais sobem nesta terça-feira, com investidores de olho nos comentários da Reserva Federal dos EUA e no dólar australiano mantendo-se firme após decisão de taxas.
As ações globais apresentaram um desempenho positivo nesta terça-feira, com um sentimento de inquietação mantendo a calma na Europa enquanto os traders aguardam comentários de um grupo de funcionários da Reserva Federal dos Estados Unidos. O dólar australiano, por sua vez, manteve-se firme após o banco central do país decidir manter as taxas de juros estáveis, mas com um alerta contínuo sobre a inflação.
Desempenho das Ações na Europa
O índice europeu STOXX 600 avançou 0,2%, com o índice de referência francês se mantendo estável. A diferença entre as obrigações alemãs e francesas diminuiu, e o euro permaneceu estável. Esta estabilização ocorre após uma semana de vendas acentuadas nos ativos franceses, decorrentes da decisão surpresa do Presidente Emmanuel Macron de convocar uma votação parlamentar rápida. Esta decisão gerou temores entre os investidores de que o parlamento poderia ser dominado pela extrema-direita.
Lee Hardman, estrategista sênior de câmbio do MUFG, comentou sobre a situação: “Os mercados têm se estabilizado após as movimentações da semana passada nas obrigações do governo francês e recebemos alguns comentários da (líder de extrema direita Marine) Le Pen dizendo que ela respeitava as instituições”. Hardman acrescentou que, apesar dessa estabilização, a visão mais ampla permanece inalterada, com a expectativa de que o euro continue a precificar um prêmio de risco político mais elevado antes das eleições.
Movimentação das Moedas
A moeda comum europeia, o euro, registrou uma queda de 0,1% em relação ao dólar, sendo cotada a US$ 1,0722. No entanto, houve uma ligeira alta em relação à libra. A diferença entre os yields das obrigações do governo francês e alemão de 10 anos diminuiu para 72 pontos base, após atingir 82,34 pontos base na sexta-feira, o nível mais alto desde fevereiro de 2017.
Setor de Supermercados na França
Nos mercados franceses, as ações do grupo de supermercados Carrefour caíram até 9,6% após relatos de que o Ministério das Finanças francês estava recomendando uma “multa recorde” contra a empresa pela gestão de sua rede de franquias.
Ações Asiáticas e Otimismo no Mercado
No início do dia, as ações asiáticas subiram, impulsionadas pelos ganhos de segunda-feira em Wall Street. Isso resultou em um aumento de 0,14% no índice mundial de ações MSCI, aproximando-se dos máximos históricos da semana passada.
Jameson Coombs, economista da Westpac, destacou o otimismo do mercado: “O otimismo em relação a uma economia resiliente, a melhoria dos lucros empresariais e o potencial início de cortes nas taxas apoiaram as ações, desafiando as preocupações de que a recuperação se tenha concentrado em apenas algumas ações de tecnologia de mega capitalização”.
Perspectivas nos Estados Unidos
Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq nos EUA oscilaram em ambos os lados da estabilidade na terça-feira, com os investidores aguardando ansiosamente por novos comentários dos funcionários da Reserva Federal dos EUA, que podem fornecer pistas sobre a trajetória futura da política monetária.
O mercado global de ações apresenta uma tendência de alta, impulsionada por um otimismo cauteloso e expectativas em torno das políticas econômicas. No entanto, a estabilidade aparente pode ser desafiada por desenvolvimentos políticos e econômicos, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.