Saiba como a divulgação do PIB e as medidas fiscais anunciadas pelo Ministério da Fazenda estão movimentando o mercado financeiro nesta terça-feira, 4 de junho. Clique e confira!
Crescimento do PIB e Impacto no Mercado
Nesta terça-feira, 4 de junho, o mercado financeiro brasileiro está atento a uma série de eventos econômicos importantes. Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2024, que registrou um crescimento de 0,8%, impulsionado principalmente pelo setor de serviços.
Medidas de Compensação para Desoneração da Folha
Às 10h, o Ministério da Fazenda anunciou medidas de compensação para a desoneração da folha de pagamentos. Segundo Dario Durigan, secretário-executivo do ministério, e Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, a renúncia fiscal estimada é de R$ 25,8 bilhões. Essas medidas são cruciais para equilibrar as contas públicas e manter a confiança dos investidores.
Reforma Tributária em Discussão
O segundo Projeto de Lei Complementar (PLC) que regulamenta a reforma tributária também está na pauta do dia, com detalhes sendo apresentados às 12h30. O secretário Bernard Appy, junto a Manoel Procópio Jr., explicou os critérios para a distribuição do montante arrecadado com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) entre Estados e municípios. A reforma tributária é um passo importante para simplificar o sistema fiscal brasileiro e promover um ambiente de negócios mais eficiente.
Movimentações no Ibovespa
O principal índice acionário da B3, o Ibovespa, apresentou queda de 0,54% na segunda-feira, 3 de junho, fechando aos 122.031,58 pontos. Na manhã desta terça-feira, o índice continuava em queda, registrando -0,39%, aos 121.550,01 pontos às 10h15. Fatores como as medidas de compensação fiscal e as discussões sobre a reforma tributária estão influenciando o comportamento do mercado.
Outras Atualizações Relevantes
Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, pautou para hoje a votação do requerimento de urgência do projeto de lei (PL) do Mover. O debate ficará a cargo do relator, senador Rodrigo Cunha. Este projeto tem implicações significativas para a exploração de petróleo, com possíveis vetos presidenciais em jogo.
Agenda Econômica Internacional
Nos Estados Unidos, o relatório de emprego JOLTS de maio será divulgado às 11h, fornecendo insights sobre o mercado de trabalho americano. Na China, o PMI Composto de maio será anunciado às 22h45, com impactos esperados nos mercados asiáticos.
Expectativas para o Resto da Semana
A semana continua movimentada com a divulgação de dados de inflação na quarta-feira, tanto no mercado local quanto no exterior. Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) poderá iniciar cortes nas taxas de juros, enquanto dados de inflação serão divulgados nos EUA e no Reino Unido. Na sexta-feira, o relatório Payroll dos EUA fornecerá informações importantes sobre o mercado de trabalho americano.