Prevenção de problemas de TI

Como em tudo na vida muitas das dificuldades e problemas do dia a dia podem ser evitados quando se previne e antecipa as ações ante aos percalços.
Com a tecnologia não é diferente. Nessa área da empresa muitas vezes se tem gastos desnecessários e um mal aproveitamento dos recursos e equipamentos que se tem disponível.
Pensando nisso a InfoNerd vai pontuar pontos bem simples de como você pode prevenir problemas corriqueiros que no mínimo incomoda a equipe para desempenhar seu trabalho.

1) Levantamento e documentação dos equipamentos e softwares.

O foco dessa ação é fazer um levantamento, listar, todo e qualquer equipamento e software de informática. Mas tudo? – Isso mesmo, em algumas empresas dá um “trabalhão” devido ao grande número de máquinas, roteadores, impressoras, servidores etc.

Essa ação busca organizar os dados e a partir disso pode-se avaliar se os recursos estão sendo bem explorados. Ou se há coisa demais, sem a real necessidade. E assim eliminar ou realocar os equipamentos.

2) Em seguida defina as prioridades

Nessa etapa é importante que seja definido quais equipamentos e/ou serviços que são indispensáveis para o desempenho das atividades na empresa.

Você pode identificar por exemplo que uma determinada estação de trabalho que possui o sistema de geração de boletos não pode ficar um dia inteiro sem funcionar. Isso impacta diretamente no faturamento da empresa. E por consequência o atraso da entrada de dinheiro.
Portanto é indispensável um plano de contingência para suprir essa possível falha. Ou seja, isso seria alta prioridade.

Outra possibilidade, que poderia ser considerada baixa prioridade seria um aplicativo de comunicação interna como o (skype). Que poderia facilmente ser utilizado outro recurso como telefone ou WhatsApp.

Dessa forma, a empresa terá sempre um plano B de acordo com a prioridade que o problema for identificado.

3) Tenha em mãos o plano de contingência

Uma vez que você tem em mãos toda a informação da infraestrutura de hardware e software de sua empresa fica mais fácil tomar a decisão correta para solucionar os problemas.

Pois você saberá quais recursos possui e quais as prioridades que não pode abrir mão.

Nessa etapa o gestor de TI da empresa deve utilizar a informação levantada para praticar a melhor tomada de decisão. Podendo visualizar por exemplo o que fazer se um servidor queimar ou uma estação de trabalho parar de funcionar.

Nesse ponto é importante ter o velho e bom backup. Uma rotina de backup deve existir e sempre encarada com a prioridade alta.

O problema que muitas empresas só tomam conhecimento de sua importância quando o pior acontece. E nesse momento não adianta chorar pelo leite derramado.

Aproveitando o assunto, quanto custa para sua empresa a perda de informações ? – Pense nisso! 🙂

InfoNerd presta um serviço exatamente ao exposto acima. Quer estar seguro caso alguma falha venha acontecer? Contate a InfoNerd e veja como. 😉